Banco de Dados (BD) é uma coleção de dados inter-relacionados. E Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) é um sistema constituído por um conjunto de dados associados a um conjunto de programas para acesso a esses dados.
O sistema de banco de dados deve garantir uma visão totalmente abstrada do banco de dados para usuário.
O objetivo da arquitetura de sistemas de BD, estabelecida pela ANSI através do SPARC, é separar o banco de dados físicos das aplicações do usuário através de três diferentes níveis:
1- Nível físico - É o nível mais baixo de abstração; Descreve a estrutura física de armazenamento do BD, a organização de arquivos e os métodos de acesso.
2- Nível conceitual - Define quais os dados que estão armazenados e qual o relacionamento entre eles. Descrições de entidade, atributos, relacionamentos, operações e restrições.
3- Nível de visões - É o nível mais alto de abstração; escreve as partes do BD que o usuário tem acesso de acordo com a necessidade individual de cada usuário ou grupo de usuários.
Um dos principais objetivos desta arquitetura é propiciar a independência dos dados sob o ponto de vista destes esquemas. Esta independência pode ser classificada como:
1- Independência Lógica - Flexibilidade para alterar o esquema conceitual;
2- Independência Física - Flexibilidade para alterar o esquema interno.
Referências Bibliográficas:
Nenhum comentário:
Postar um comentário